OLIGOELEMENTOS

Também conhecidos como microminerais, os oligoelementos são um conjunto de elementos químicos inorgânicos necessários aos seres humanos em pequenas quantidades, que desempenham diversas funções metabólicas no organismo, principalmente na formação de enzimas vitais aos mais diversos processos bioquímicos realizados pelas células. São adquiridos por meio de dietas balanceadas e diversificadas.

Veja na tabela a seguir os principais oligoelementos, suas funções, fontes, bem como as desordens ocasionadas pela deficiência dos mesmos.

tabela_oligoalimentos

tabela_oligoalimentos2

Os oligoelementos, embora sejam obtidos através da alimentação, em alguns casos, seu consumo pode não ser suficiente, sendo, portanto, necessário a aquisição de suplementos alimentares, para repor as reservas de nutrientes no organismo.

Os alimentos de origem vegetal, cereais, legumes, frutas e verduras, quando consumidos crus, nos oferecem todos os elementos nutricionais e energéticos que o nosso corpo precisa. Eles carregam em sua células todos os nutrientes que receberam da terra e do sol para nos ofertar, como um presente de Deus para nossa caminhada pelo planeta.

A maioria de nós, pelos vícios alimentares adquiridos, carrega um taxa de toxidade muito alta; por isso e para curarmos nosso corpo, precisamos mudar nossos hábitos alimentares para termos saúde no corpo, na mente e na alma.

Um corpo intoxicado, típico da vida moderna com seus venenos em forma de alimentos, carrega em seu interior um arsenal de doenças que pode explodir de um momento para outro. Algumas dessas doenças podem ficar inativas por muitos anos, são as chamadas doenças pediátricas e que são ativadas como doenças geriátricas.

Por isso Hipócrates, o pai da medicina, dizia que a alimentação é nossa doença e nosso remédio. Cabe a nós, como seres em evolução, fazermos a escolha entre ser saudável ou doente.

Para sermos doentes não precisamos de muito esforço, pois ao nosso redor temos todos os elementos contaminantes para disparar o arsenal de doenças que existe dentro de nós.

Para sermos saudáveis no entanto, precisamos nos esforçar muito para não cairmos na tentação da comida industrializada, mal feita, contaminada.

A maioria dos itens de consumo diário da população é acidificante, ou seja, é prejudicial à saúde. Mesmo que atenda ao nosso paladar pouco exigente, são alimentos que podemos dispensar.

Um hábito saudável que qualquer um pode praticar é, pela manhã, preparar um suco verde ou desintoxicante para começar o dia. A diferença você vai notar em menos de uma semana. Aproveite! Alimentação é coisa séria! Pense nisso!!!

Segundo o Dr. Lair Ribeiro, aquele que não tem tempo para cuidar da sua saúde terá de arranjar tempo para cuidar da sua doença“.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s