MINERAIS

MULTIMINERAIS

MICRO E MACROMINERAIS NATURAIS DE ORIGEM MARINHA

Macro‐elementos como cálcio, o fósforo, o ferro, o iodo e o magnésio, misturados com micro‐elementos como o selénio, manganês, cromo, vanádio, molibdénio, cobre e zinco, nos dão um composto maravilhoso onde uns elementos ajudam os outros a manter o organismo em condições adequadas de nutrição. Os sedimentos marinhos (Kelp) são ricos em todos estes minerais de forma natural. Os minerais são responsáveis directos pelas funções de crescimento, desenvolvimento e manutenção do organismo. Sem dúvida, as vitaminas ajudam os órgãos e sistemas a levar a cabo suas funções. Os minerais ajudam a criar o meio ambiente onde as vitaminas vão realizar seu trabalho, por isso ambos são necessários.

CÁLCIO

O cálcio é o mineral que se encontra em maior quantidade no corpo. O cálcio junto com o fósforo actua na saúde dos ossos e dentes. O cálcio junto com o magnésio, actua na manutenção do sistema cardiovascular. Quando se toma cálcio e, fósforo juntos a absorção é mais efectiva. Para que o cálcio possa ser melhor absorvido, deve existir no corpo uma quantidade suficiente de vitamina D. A deficiência de cálcio provoca raquitismo e osteoporose (ósseos quebradiços).

Que alimentos o contêm? Leite, queijo, melaço, iogurte, farinha de ossos, dolomita (carbonato duplo de cálcio e magnésio), amêndoas e fígado bovino.

FÓSFORO

O fósforo é um elemento que requer a presença da vitamina D mais cálcio para ter uma função adequada. O fósforo é útil para o sistema nervoso e o cérebro, para os ossos e os dentes e para todo processo fisiológico em geral.

Que alimentos o contêm? Ovos, peixes, grãos, vísceras, carne, aves, queijo amarelo, fígado de bezerro, leite e iogurte.

FERRO

O ferro é essencial para a produção de hemoglobina no sangue. Ele necessita da presença da vitamina C, do cobre e do manganês para que possa ser assimilado pelo organismo. O ferro ajuda no crescimento, bem como na prevenção da fadiga e a cura da anemia.

Que alimentos contêm? Melaço escuro, ovos, pescados, vísceras, aves, gérmen de trigo, fígado dessecado, trigo descascado.

MAGNÉSIO

O magnésio é indispensável como um complemento para o metabolismo do cálcio e da vitamina C, assim como para o fósforo, o sódio e o potássio. É essencial para um bom funcionamento dos nervos e dos músculos, ajudando eficientemente no manejo do stress e da depressão. Combinado com cálcio é eficaz como um tranquilizante natural. É vital no processo metabólico de conversão do açúcar em energia. Ajuda a prevenir os ataques cardíacos.

Que alimentos contêm? Alfafa, maçãs, figos, limões, milho amarelo, amêndoas, nozes, pólen de abelha, alho, tâmaras, trigo, arroz e algas.

MANGANÊS

O manganês ajuda no processamento das vitaminas C e D. Ele é necessário no processo digestivo e no funcionamento do sistema nervoso. Ajuda a eliminar a fadiga, melhora a memória e reduz a irritabilidade nervosa.

Que alimentos o contêm? Plátanos, farelo de cereais, cereais, gema de ovo, vegetais de folhas verdes, legumes, fígado, nozes, pinhão, grãos integrais.

IODO

O iodo ‐ 66% do iodo em nosso organismo se concentra na glândula tiróide. Esta glândula controla o metabolismo do corpo e está encarregada de dar energia ao organismo. Quando há carência de iodo nessa glândula, pode ocorrer tanto obesidade como magreza na pessoa. O iodo intervém no desenvolvimento do cabelo, das unhas, da pele e dos dentes.

Que alimentos, o contêm? Mariscos, tabletes de Kelp (sedimentos marinhos) e sal iodado. Os micro‐elementos, minerais ou traços de minerais, são minerais que existem em pequenas quantidades no organismo, porém sem dúvida desempenham um importante papel nas funções celulares e nervosas. Dentre esses elementos se encontram:

COBRE

O cobre, que é necessário para converter o ferro em hemoglobina, além de ajudar na prevenção da anemia e na estabilidade mental e emocional. O cobre encontra‐se nos legumes, nozes, vísceras, mariscos, passas de uva, melaços, farinha de ossos, nozes do Brasil e soja.

ZINCO

O zinco é essencial na síntese das proteínas, actua nos músculos e órgãos reprodutores. Ajuda na cicatrização, na infertilidade, nos problemas prostáticos e a diminuir o colesterol. Encontra‐se na levedura da cerveja, no fígado, mariscos, soja, espinafre sementes de girassol, champignon (cogumelos).

VANÁDIO

O vanádio inibe a formação de colesterol nas artérias, ajudando na prevenção dos ataques cardíacos. Encontra‐se no pólen de abelha.

O selénio e molibdénio são, igualmente, elementos muito importantes para a saúde. SELÉNIO

O selénio se encontra no pescado, grãos integrais, vísceras, cereais, nozes do Brasil.

MOLIBDÉNIO

O molibdénio se encontra nas carnes, nos grãos, legumes e vegetais de folhas verdes.

COBALTO

O cobalto é um componente integral da vitamina B12 e é necessário para a função normal dos glóbulos vermelhos do sangue, assim como de outras células. Ajuda no sistema circulatório.

É encontrado nos pêssegos, maçãs, algas, trigos, gérmen de trigo e gérmen de cevada.

FLÚOR

O flúor endurece os dentes e os ossos, protege contra as infecções e previne formação de úlceras. O flúor se encontra na alfafa, amêndoa, abacate, couve‐flor, cenoura, tâmaras, alho, algas, nozes, arroz integral, espinafre, tomate, trigo, gérmen de trigo e de cevada.

SILÍCIO

O silício ajuda no fortalecimento e na elasticidade dos ossos, dentes e tendões, aumentando a energia e a resistência do corpo. O silício se encontra na alfafa, amêndoa, maçã, espargo, plátano, pólen de abelha, cenoura, na couve‐flor, na cerveja, no milho, na alga espirulina e na alface, cebola, espinafre, tomate, melão, germe de trigo e da cevada.

SÓDIO

O sódio neutraliza a acidez e activa os fluidos e os órgãos do corpo. É um componente importante para a função de músculos e nervos, assim como para o bom funcionamento do fígado, pâncreas e vesícula. O sódio se encontra na alfafa, maçã, espargo, pólen de abelha, brócolos, cenoura, tâmaras, alho, alga espirulina, lentilha, cebola, morangos, melão, trigo e gérmen de trigo.

ENXOFRE

O enxofre ajuda a combater as infecções bacterianas. É elemento importante para os nervos, cérebro e fígado. Intervém em todo o processo vital do organismo. É encontrado na alfafa, espargo, abacate, pólen de abelha, cenoura, alho, milho, algas, cebola, batata, espinafre, tomilho, tomate, trigo, gérmen de trigo e cevada.

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